31 de mar. de 2008

Seja Seletivo - Faça a sua parte

Uma maneira bastante acessível de colaborar para a preservação dos recursos naturais é aderir à Coleta Seletiva. Basta separar em casa ou na sua empresa os materiais recicláveis do lixo orgânico e rejeitos.

O tempo médio de decomposição no solo pode sofrer variações em decorrência de inúmeros fatores.

Fonte: Eco Millennium – papéis reciclados


DIAS DA COLETA NO SEU BAIRRO

Bairros Bela Vista, Gressler, Aviação e União o lixo orgânico é recolhido na 2ª, 4ª e 6ª e o lixo seco na 3ª e 6ª pela manhã;

No centro e nos bairros Cidade Alta e Cruzeiro o lixo orgânico é recolhido na 2ª, 4ª e sábado e o lixo seco na 3ª e 6ª à noite;


Nos bairros Xangrilá, Macedo, Coronel brito, Brígida, Battisti, Morsch e no acesso Dona Leopoldina o lixo orgânico é recolhido na 3ª, 5ª e sábado e o lixo seco na 5ª de manhã.



(Bióloga Mariana Faria Corrêa)

Feliz Ano Novo Sustentável

Dizem que no Brasil o ano só começa mesmo depois do Carnaval... Pois bem, então ainda esté em tempo de mandar uma mensagem a todos os amigos e cidadãos comprometidos com a conservação do meio ambiente.
Circula pela internet um e-mail muito legal de ano novo e o que ele deseja é um ano novo sustentável. Então, se não for pedir muito:
Que em 2008... Você prospere de forma sustentável!
Melhor que desejar um próspero ano novo é desejar um sustentável ano novo.
Que você consiga realizar seus sonhos sem se esquecer dos impactos que eles podem ter no meio ambiente e no futuro de nossos filhos;
Escolha com consciência os produtos que você compra.
Use menos papel;
Apesar de se precisar cada vez menos de papel, a demanda por ele cresce ano a ano, consumindo rapidamente florestas e ecossistemas inteiros. O reflorestamento faz pouco efeito, uma vez que ele não trás de volta florestas nativas e animais.
Use folhas usadas como rascunho e não imprima e-mails sem necessidade.
Ajude a garantir um Ano Novo e um futuro mais verde para todos.
Consuma alimentos orgânicos;
Alimentos orgânicos não possuem agrotóxicos e respeitam o ciclo das plantas, insetos e pássaros essenciais para a manutenção da nossa vida. Também são mais saborosos e saudáveis.
Que o seu Ano Novo seja farto de escolhas conscientes e sustentáveis.
Deixe o carro em casa;
Ao deixar o carro em casa uma vez por semana você reduz consideravelmente o efeito de gases que causam o efeito estufa na atmosfera, colabora com o trânsito, se exercita e torna a cidade mais agradável.
Que no Ano Novo você vá a muitos lugares bacanas, à pé, de bicicleta, ônibus ou metrô.
Consuma menos carne;
O consumo de carne gera desmatamento, desequilíbrio ambiental, desmatamento e desigualdade social. É também um dos responsáveis pelo aquecimento global.
Um Ano Novo melhor para todos pode começar na mesa de casa.
Apague a luz;
Todo mundo deseja muita luz no Ano Novo. Deseje você também para as gerações futuras, apagando todas as luzes que não utiliza, abrindo as janelas, desligando o ar condicionado e utilizando conscientemente o chuveiro e o ferro de passar.
Consuma menos sacolinhas plásticas;
As inocentes sacolinhas plásticas de supermercado geram resíduos que levam centenas de anos para se decompor na natureza, além de aumentar os custos dos produtos. No oceano são confundidos com algas pelas tartarugas e outros animais que as comem e morrem asfixiadas.
Leve sua própria sacola quando for fazer compras para que o Ano Novo e o amanhã das gerações futuras seja mais próspero e menos poluído.
Economize água;
Segundo a ONU a escassez de água já atinge dois bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em menos de 20 anos.
Faça a diferença no Ano Novo, usando a água racionalmente, desligando a torneira enquanto escova os dentes e tomando banho em até seis minutos.
Seja voluntário;
Tire aquele velho plano da gaveta e informe-se sobre instituições que precisam de voluntários. Há milhares de pessoas por aí cujo melhor presente no Ano Novo seria um pouquinho do seu carinho e sua atenção.
MUDE O MUNDO!
Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor (e talvez única) maneira de se mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça a sua parte e ajude a construir um futuro para todos.
Que no ano novo você consiga transformar tudo que está dentro e fora de você.
Fonte: http://mudeomundo.com.br/cartoes-de-natal-e-ano-novo-2008/

(Bióloga Mariana Faria Corrêa)