8 de abr. de 2008

Biodiesel

Hoje se fala muito em utilizar fontes alternativas de energia. O uso do biodiesel tem sido estimulado e a tendência é que em poucos anos ele esteja presente na composição de todos combustíveis. Mas você sabe o que é e como é obtido?

***

O site www.planetasustentavel.com.br é uma fonte de pesquisa bem interessante para quem se interessa por assuntos ligados à conservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais. Para as crianças há um link chamado “Planetinha” com informações e textos acessíveis, entre eles um que fala sobre Biodiesel, muito útil para trabalhar com as crianças sobre esse tema.

***
Carro mais limpo, combustível diferente

Você acha que abastecer o carro com amendoins ou milho é coisa de videogame? Acredite: isso não é brincadeira! Os cientistas estão descobrindo novas fontes de energia e usando óleos vegetais para fazer funcionar carros, tratores e máquinas nas indústrias.
O nome desse tipo de combustível é biodiesel. Ele é produzido a partir de uma mistura de óleo diesel com óleo tirado de vegetais como soja, fruto de dendê, mamona, babaçu, amendoim, milho, girassol ou algodão, depois de passar por processos químicos.

Hoje o petróleo é uma das principais fontes de energia no mundo, mas as reservas desse material podem se acabar. Já o biodiesel é uma fonte de energia renovável, ou seja, vem de fontes que não se esgotam.
Além disso, óleos vegetais não têm enxofre, um dos principais causadores do efeito estufa, e seu uso é mais seguro para o planeta.

Mesmo com tantos pontos positivos, se o uso do biodiesel não for bem planejado, também pode afetar o ambiente. Pesquisadores estão preocupados, pois grandes áreas são desmatadas para dar espaço às plantações. Com isso, a vegetação original dessas áreas é destruída, afetando os animais, o clima e o equilíbrio da natureza.

VOCÊ SABIA QUE...

- Combustíveis como a gasolina e o petróleo soltam poluentes que prejudicam a camada de ozônio da atmosfera e contribuem para o aquecimento global?
- O Brasil compra petróleo de outros países? Com o biodiesel o país pode passar a vender combustível.
- Uma lei brasileira determina que, em alguns anos, o combustível usado por veículos de cargas tenha uma parte de biodiesel?
- No mundo inteiro, estudiosos procuram fontes renováveis de energia? Outras fontes, além do biodiesel, são a luz do Sol, o vento e o movimento da água.

Por Julia Moióli (Revista Recreio - 16/08/2007)

***
Para quem quiser saber mais pode acessar o Portal do Biodiesel: http://www.biodiesel.gov.br/ onde se encontram diversas informações, tal como o texto abaixo.

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores à combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”.

A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.
Além da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma série de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.


(Bióloga Mariana Faria Corrêa)

Nenhum comentário: