1 de out. de 2008

TINTAS NATURAIS

Hoje vamos ver como é fácil fazer tintas usando corantes naturais. É possível fazer muitas cores utilizando elementos da natureza. É uma atividade divertida para se fazer, mas é necessária a ajuda de um adulto, já que é preciso utilizar o fogão. Essa atividade permite perceber a transformação e utilidade dos elementos, além de ser muito divertida, permitindo a pintura em papel, tecido ou a pele, como fazem os povos indígenas. Primeiro você cria a tinta, depois você cria a obra de arte!

Tinta à base de terra: você vai precisar de uma colher de terra, água, jornal, uma peneira, dois recipientes grandes (bacias ou tigelas), vidros com tampas e etiquetas.
Como fazer? 1. Recolha terra argilosa num dos recipientes. Se conseguir terra de várias cores, melhor. 2. Espalhe a terra sobre o jornal e deixe secar bem. 3. Usando a peneira e a colher peneire a terra para outro recipiente. 4. Acrescente água aos poucos, misturando bem, até formar uma pasta uniforme. Coloque as tintas nos vidros com tampa e identifique com etiquetas.

Tinta à base de urucum (colorau): você vai precisar de colorau em pó, água ou óleo de amêndoas.
Como fazer? Misture bem o colorau com água ou óleo.

Tintas da feira: você vai precisar de uma panela com tampa, água, colher, peneira ou coador, bacia, potes de vidro com tampa, etiquetas, gema de ovo, talco.

Além disso, para as cores você vai precisar de:
Casca de jabuticaba (rosa), casca de uva preta (azul), amora ou morango (tons avermelhados ou violetas), espinafre ou erva-mate (verde), folha de beterraba ou de cenoura (verde), beterraba (vermelho), cenoura (laranja), semente de girassol (amarelo), pó de café (marrom), coloral (amarelo e laranja).

Como fazer? 1. Coloque um copo do ingrediente escolhido picado ou em pó na panela. Adicione um litro de água. 2. Tampe a panela e coloque para ferver. Para sua segurança só faça isso com um adulto por perto. 3. Depois que começar a ferver, reduza o fogo e cozinhe de 45 minutos a uma hora mexendo constantemente. 4. Retire do fogo e deixe a mistura esfriar bem. 5. Coe ou passe a mistura na peneira, coloque a tinta nos potes de vidro e identifique usando as etiquetas. Para pintura em papel a tinta está pronta. 6. Para usar na pele, acrescente uma gema de ovo e talco até formar uma pasta que lembra a tinta guache. CUIDADO: teste na mão antes de usar na pele toda para prevenir reações alérgicas!

Seu toque faz a diferença! Você pode usar carvão vegetal para o contorno e as tintas para colorir o desenho. Galhos, folhas, palha, sementes, penas, conchas e pedra podem deixar seu desenho ainda mais diferente. Mande uma foto!

Fonte: Super Eco n° 1


(Bióloga Mariana Faria Corrêa)

3 comentários:

pousada em Arraial dAjuda disse...

Gostei das tintas só que eu tou doido atraz é de como se pinta tecido, e como se usa o fixador de vinagre.
abraço,
marcio

1/2 Ambiente On Line disse...

Se conseguir informações aviso.

Anônimo disse...

Marcio a pouco tempo apresentei um trabalho sobre tintas naturais na feira de ciencias da escola, e descobrimos que para tingir tecido é necessario somentee alcool e sal, usamos o urucum para tingir de laranja, o açafrão pra tingir de amarelo, a casca do barba timão pra o marrom e beterraba ou folha fita pra o rosa. *-